sábado, 5 de junho de 2010

Grécia, Eslováquia e Eslovênia: as incógnitas do continente europeu na Copa

A Copa do Mundo nós fará assistir jogos bons, ruins e de surpresas. Creio, que nessas surpresas estarão a Grécia, Eslováquia e Eslovênia. São seleções sem tradição e muito menos futebol. E em seus respectivos grupos veremos sempre essas seleções como incógnitas.

Você leitor pode se perguntar: Por que a Sérvia e Dinamarca não são colocadas como uma surpresa? A resposta até seria muito fácil, são seleções que tem história no futebol, apesar da Sérvia ter se tornado um país independente há alguns anos.

Vamos então analisar a Grécia: Uma seleção que já teve bons resultados dentro do continente europeu, como a conquista da Eurocopa de 2004, mas depois não voltou a mostrar o mesmo futebol dentro da Europa para o mundo. A equipe se classificou para a repescagem num grupo relativamente muito fraco, e, na repescagem pegou uma Ucrânia desacreditada e de um jogador em especial não vivendo uma boa fase.

Um grande destaque dos gregos nas eliminatórias foi Theofanis Gekas, artilheiro da seleção na fase de classificação para a Mundial. Na Copa do Mundo, ele poderá ser autor de alguns gols, mas acredito que a seleção da Grécia nem da primeira fase passe. Outro jogador importante é o ídolo do Panathinaikos e um dos três remanescentes da equipe campeã da Eurocopa de 2004.

A Eslováquia é uma das poucas equipes que faz sua estréia nesse Mundial. Nessa Copa, acredito eu, ela pode fazer uma estréia tímida e fique pelo caminho ainda na fase inicial.

Nas eliminatórias, a Eslováquia se classificou num grupo que tinha Polônia e Republica Tcheca, a última com quem se formou a Tchecoslováquia. A seleção tem dois jogadores que terão que mostrar muito futebol, para que o time evolua. Um deles é o zagueiro Skrtel, que se estiver em boas condições será o líder do time, e o outro é Hamsik, que tem visão de jogo e é muito habilidoso. Ele já conhece o futebol italiano pois joga no Napoli, então deverá encontrar muitos amigos quando enfrentar a seleção da Itália, tetracampeã do mundo, na primeira fase.

E por último, a Eslovênia. A seleção européia não é estreante em Copas do Mundo. Estreou em 2002, ano que o Brasil conquistou o penta. Será que na segunda participação dela nos trará o hexa?

A retrospectiva da equipe nas eliminatórias foi tirar a chance da Republica Tcheca ainda na primeira fase e a Rússia na repescagem. Os eslovenos tem dois atletas importantes, o goleiro Handanovic, responsável pela segunda defesa menos vazada das eliminatórias, tomando apenas 6 gols, e o atacante grandalhão Novakovic, que na maioria dos gols da equipe são das cabeçadas desse jogador, além de ser um pivô na seleção da Eslovênia.

Você lendo esse colunista falar destas seleções, aponta que alguma passa de fase? 

Por: Ismail Filho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário